quinta-feira, 29 de março de 2007

Caymmi é a Estrela do Mar

Médicos cantores mostram o que é que a baiana tem em homenagem a Dorival Caymmi; Elektro – Comédia de uma relação volta ao Barracão


Marcelo Bulgarelli

Equipe O DIÁRIO



Os médicos maringaenses vestem branco para homenagear um Buda baiano. A Sociedade Médica de Maringá vai apresentar hoje, amanhã e domingo, mais um espetáculo da série sobre compositores da MPB.

Depois de revisitar a obra de Noel Rosa, Cartola, Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso e Vinicius de Moraes, os médicos cantores vão mostrar a Bahia de Dorival Caymmi no show Estrela do Mar.

Em seus 90 anos de vida, assinou apenas 200 composições. A obra de Caymmi não é extensa, mas intensa. Pré-bossanovista, o compositor baiano de 90 anos é reconhecido tanto pela qualidade de suas canções praieiras como excelentes sambas-canção como Marina.

É o patriarca de uma escola musical. Dorival, casado com a cantora Stela Tostes (ela não seguiu carreira), é pai de Dori, Nana e Danilo Caymmi. E Caetano, Gil, Gal e Bethânia que me perdoem, mas não existe baiano mais baiano do que o Dorival.

Em todos os sentidos. Foi capaz de esperar décadas para terminar uma composição. Um dos seus inventos, foi uma rede esticada diretamente para um ventilador. “Mas acontece que eu sou baiano”, responderia em uma de suas composições. É de paz. Caymmi é o Buda baiano, completa Gilberto Gil.

Nenhum comentário: