quinta-feira, 29 de março de 2007

Paolicchi continua na PEM

Data: 18/11/2003
Autor: Marcelo Bulgarelli
Fonte: O Diário do Norte do Paraná

A juíza Denise Hammers-chmmidt, da Vara de Execuções Penais, indeferiu o pedido de progressão de regime para o ex-secretário de Fazenda de Maringá, Luiz Antonio Paolic-chi. Os advogados dele queriam transferi-lo para a colônia penal em Curitiba onde ficaria em regime semi-aberto.

Paolicchi está preso na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) onde cumpre uma pena de 11 anos e 8 meses pelo desvio de recursos municipais durante a gestão do prefeito Jairo Gianoto. Em dezembro ele completará três anos de detenção.

De acordo com a lei, por ter cumprido um sexto da pena, ele já teria deixado a cadeia em outubro do ano passado, mas os pedido de progressão estão sendo negados devido a existência de outros processos em que Paolicchi aparece como réu.

A defesa ainda não sabe qual será o próximo passo, mas não descarta a possibilidade de pedir um hábeas corpus, instrumento jurídico utilizado quando é questionada a legalidade ou abuso de poder.

Desde o dia em que foi preso, em 7 de dezembro de 2000, Paolicchi já esteve detido numa sala do 4º Batalhão de Policia Militar e numa cela Policia Federal. No início de outubro seus advogados conseguiram a transferência para a PEM na tentativa de conduzi-lo à colônia penal.

Paolicchi é o primeiro interno da PEM envolvido em crime contra o patrimônio público. Está tendo o mesmo tratamento dos demais internos, ficando em cela com outros detentos de nível superior. Passa suas horas na tradução de livros em inglês para o português.

O ex-secretário de Fazenda foi condenado pelo desvio de R$ 2,6 milhões em uma das mais de 20 ações cíveis e criminais que correm contra ele, os ex-prefeitos Jairo Gianoto e Said Ferreira, os servidores Jorge Aparecido Sossai, Rosimeire Castelha-no Barbosa e pelo menos 60 pessoas físicas e empresas de vários locais do país. Pelos cálculos do Tribunal de Contas, o desvio na Prefeitura de Maringá passa de R$ 95 milhões.

Nenhum comentário: