quinta-feira, 29 de março de 2007

Um ser holístico para o século 21

Encontro de saúde natural e holística reúne em Maringá especialistas em terapias e na nova filosofia que trata o ser humano de forma integrada

Marcelo Bulgarelli

Equipe O DIÁRIO

Esteja pronto. Contra as fragilidades de um mundo à beira da extinção e de um ser humano individualista e competitivo, vem ganhando espaço uma nova filosofia que resgata a pluralidade e a integração do ser. É o paradigma holístico em debate neste fim de semana durante o 2º Encontro de Saúde Natural e Holística.

Na prática, já se verifica o embate entre o velho e o novo pensamento. A forma linear, a especialidade e a racionalidade voltadas apenas para objetivos sem questionamentos maiores, vai cedendo espaço para o holismo. Nele, as ações são multidisciplinares, prevendo as reações em cadeia.

O pensamento “holístico” dentro de uma empresa, por exemplo, é compartilhado por todos, da direção aos fornecedores, passando pelos funcionários. As decisões são planejadas checando todos esses elementos da escala produtiva, ressaltando as possibilidades e

limites de cada um. O crescimento é alcançado devido a uma série de ações desenvolvidas conjuntamente.

A SAÚDE

Assim é o caso da saúde. Ela é encarada como um todo, possibilitando a prevenção antes do tratamento. A própria física moderna defende a análise dos fenômenos a partir da totalidade, não das partes. Assim, não se combate a doença, mas também aquilo que a provoca. Nessa cadeia, vale a maneira daquilo que influencia e é influenciado. Nada é analisado isoladamente.

Essa visão holística agora adotada pelo pensamento moderno é inegavelmente influenciada pelo pensamento orien-tal.Aqui estão incluídas a teoria do caos, análises econômicas, a saúde, física quântica e a relação homem e a natureza. Isso sem esquecer a pluridisciplina-ridade, a possibilidade de se estudar um fenômeno por diversas disciplinas ao mesmo tempo. Isso já ocorre em algumas instituições de ensino, inclusive em Maringá.

NATUROLOGIA

Essa multidisciplinaridade também chegou às universidades. Elas apostam em novas ciências como a Naturologia Aplicada, oferecida pela Unisul de Santa Catarina. A coordenadora do curso, Rozane Goulart, esteve em Maringá falando sobre os novos conceitos e técnicas naturológicas empregadas na prevenção e restabelecimento da saúde integral.

A Naturologia trabalha com praticas da natureza ao indivíduo. Essas terapias incluem a hidroterapia (águas) , cromote-rapia (cores), reflexologia (pontos nos pés e nas mãos que passam pelos meridianos), masso-terapia (massagem) e geoterapia (barro ou argila). São associadas com a aromoterapia, fitote-rapia e florais.

Essas práticas ,aos poucos, estão sendo incorporadas ao sistema de saúde convencional, como é o caso da fitoterapia, no SUS. Prefeituras já incluíram a mesma terapia no Programa de Saúde da Família. Em países da Europa, as demais práticas já foram absorvidas pelas políticas públicas do setor. No Brasil, elas são fáceis de se encontrar nos spas.

BAIXO CUSTO

O naturólogo é mais um profissional na área da saúde do século 21.

A visão do mundo holístico faz com que a pessoa deixe de ser um paciente para se tornar um interagente. É inclusão, proporcionando baixos custos na prevenção de doenças. “É claro que ela não resolve sozinha. Precisamos também de soluções alopáticas”, esclareceu a bióloga.

O curso de Naturologia Aplicada da Unisul, em processo de reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, foi o primeiro criado no Brasil em nível superior e está formando a primeira turma.

A abordagem abrange até a arte por meio da musicoterpia e arteterapia. Formam um instrumento de integração do indivíduo com a sociedade. Esse primeiro passo já foi dado. Ainda temos muito do que respirar. Profundamente, tranquilamente...

Nenhum comentário: